Sua pele reflete o que você come

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Muito se fala sobre os efeitos de cada tipo de alimentação sobre o nosso corpo. Mas será mesmo que todas essas muitas regras na hora de comer fazem diferença no corpo humano? A resposta ecoada em unanimidade por pesquisadores e nutricionistas de todo o mundo é: sim! E essa resposta vale tanto para saúde quanto para beleza. Aliás, impossível dissociar um do outro. Alguns alimentos tornam o nosso organismo mais saudável, causando um bem-estar que se reflete na nossa aparência física, seja no cabelo, unhas ou pele.

Tomemos o caso da pele – a saúde do maior órgão do nosso corpo está diretamente ligada com o que ingerimos todos os dias. É somente através de uma alimentação balanceada e saudável que se poderá manter uma pele hidratada, firme e fresca por muito tempo. O consumo de certos tipos de alimentos, com quantidades adequadas de nutrientes como vitaminas e minerais, é essencial na prevenção das inconvenientes rugas, preservando a saúde e beleza da pele.

A seguir uma lista desses alimentos que, fazendo parte da sua refeição diária, poderão ajudar você a manter uma pele saudável e bonita.

FRUTAS E VEGETAIS

As frutas e legumes com pigmentação vermelha têm presença muito forte de antioxidantes e previnem que a pele enrugue precocemente. Batatas-doces e tomate, por exemplo, dão firmeza e brilho à pele.

Frutas como amora, uvas roxas, morango, framboesa, laranja, mexerica, limão, cereja, mirtilo, etc, ricos em vitaminas C e E, e também com boa presença de antioxidantes, ajudam na melhora das paredes dos vasos sanguíneos da pele, o que a torna mais oxigenada e irrigada.

Previnem ainda o excesso de oleosidade e o aparecimento da acne, além de ajudarem na produção de proteínas como o colágeno, que dão um aspecto saudável à pele.

FOLHAS VERDES

Ricos em vitamina A, os legumes de folhas verdes como espinafre e brócolis são excelentes no combate à desidratação e ao envelhecimento precoce da pele. A vitamina A é um dos nutrientes com ação fundamental na saúde da pele, pois evita a formação de escamas, sendo responsável pela renovação das células e promovendo o crescimento de nova pele.

PEIXE

Sendo um dos alimentos mais saudáveis que existem, o peixe, rico em ômega 3, desempenha função essencial no combate a oleosidade e ao aparecimento da acne na pele. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias que atuam na amenização dos danos causados na pele pelo excesso de exposição ao sol. Se consumido moderadamente e em conjunto com outros alimentos saudáveis o peixe é ótimo para manter sua pele radiante.

ÁGUA

A água é essencial para todas as funções do corpo humano. E para a pele é uma aliada fundamental. Hidratante natural mais importante para o corpo humano, a água ajuda a manter a pele macia e elástica. A não ingestão de água em quantidade recomendada durante o dia (em média 2 litros) pode comprometer demais a saúde e beleza da pele – problemas intestinais e pele seca serão os resultados imediatos.