GINECOMASTIA

INDICAÇÃO

Procedimento indicado para homens que tem crescimento anormal das glândulas mamárias causado por alteração no equilíbrio hormonal entre a testosterona e o estrogênio no início da puberdade. Outros motivos, como o envelhecimento, o uso de anabolizantes, a quimioterapia para tratamentos de outros canceres, insuficiência ou doenças hepáticas, uso de maconha e hipertireoidismo, são conhecidos por causarem a doença.

A ginecomastia se instala nas duas mamas do homem em quase metade dos casos de sua ocorrência. Seu tratamento pode ser clínico, com uso de medicamentos específicos, e cirúrgico, com a realização de uma incisão em volta da parte inferior da aréola onde é feita a remoção da mama afetada. Em muitos casos é necessária a lipoaspiração da região torácica para um melhor resultado estético.

CICATRIZAÇÃO

Qualquer que seja o tratamento cirúrgico para a ginecomastia, haverá a necessidade de incisões. A maior parte das marcas da incisão fica escondida dentro dos contornos naturais do corpo, algumas, porém, podem ser visíveis. A cicatriz dependerá do tipo de mama e quantidade de tecido a ser retirado.

RESULTADOS ESPERADOS

Até o 21º dia depois de realizado o procedimento, a roxidão desaparece e o inchaço tende a diminuir; contudo, resquícios de ambos poderão continuar a existir ainda por algum tempo. Apesar do resultado inicial ser muito bom (com 2 meses já se pode ter 80% do resultado almejado, somente entre o 6 e 12 meses é que a cicatriz atingirá sua forma definitiva.

A CIRURGIA

• Geralmente o procedimento cirúrgico é realizado sob anestesia local e sedação, mas a anestesia geral é também uma opção.
• O dreno é retirado entre 3 e 5 dias.
• A cirurgia pode durar de 1 hora a 1 hora e 30 minutos.
• O paciente tem alta no mesmo dia da cirurgia.

RISCOS

Os riscos deste tipo de procedimento são raros, mas os mais comuns são: cicatrizes desfavoráveis, alterações de sensibilidade na mama ou no mamilo, podendo ser temporárias ou permanentes, contorno e forma irregulares, assimetria de mama, necrose do tecido adiposo, possibilidade de novo procedimento cirúrgico (retoque).

CUIDADOS NO PRÉ-OPERATÓRIO:

•Evitar tomar aspirina, fórmulas para emagrecimento e medicamentos naturais, pelo menos 15 a 30 dias antes da cirurgia, pois podem aumentar o sangramento durante o ato operatório.
• Parar de fumar pelo menos duas semanas antes e até duas semanas após a cirurgia.
• Realizar todos os exames requeridos pelo médico.

CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO:

• Manter uso de malha elástica de compressão para evitar o inchaço da região.
• Utilizar o modelador por 20 a 30 dias.
• Fazer drenagens linfáticas para melhor recuperação.
• Evitar fazer força excessiva ou movimentos bruscos durante o tempo de cicatrização.


Preencha e fale agora conosco no WhatsApp.

Estamos prontos para te atender.