INJEÇÃO / ENXERTO DE GORDURA

INDICAÇÃO

Este procedimento tem como objetivo obter gordura do próprio paciente, prepará-la e reimplantar em local desejado. A gordura pode ser extraída de várias partes do corpo, tais como: abdome, culotes, dorso, coxas, braços, inclusive aproveitando a gordura que é retirada de uma lipoaspiração, para depois ser injetada em diversas outras áreas do corpo, como: face, para correção de sulcos ou aumento de volume em determinadas áreas desta; em cicatrizes deprimidas; nas mamas em caso de cirurgias de reconstrução mamárias ou como complemento em cirurgia para aumento de volume das mamas; nos glúteos como refinamento de uma cirurgia de aumento. São muitas as possibilidades para uso da gordura.

No rosto, as injeções ajudam a eliminar linhas finas e rugas ou podem promover um aumento de volume em determinada região da face desejada, dando ao paciente uma aparência mais jovem.

Nas nádegas a injeção de gordura aproveitada pela lipo pode ser injetada para aumento de volume dessa região. Nas mamas, para aumento de volume em substituição a um implante de silicone ou então para correção de irregularidades e depressões causadas pelo tratamento radioterápico do câncer de mama.

Outras indicações: O enxerto de gordura também tem outras indicações, tais como: corrigir as depressões ou irregularidades causadas por excessos nas lipoaspirações; promover preenchimento em mãos esqueletizadas pelo envelhecimento ou emagrecimento acentuado. Essa gordura retirada necessita ser preparada, através de centrifugação ou decantação prolongada, para que sejam retirados os óleos sobrenadantes e reaproveitada numa reinjeção.

As chances de rejeição da gordura não existem já que ela é retirada do próprio corpo do paciente, porém pode haver pequena perda de gordura causada pela adaptação no novo local.

Atualmente não existem limites para o reaproveitamento da gordura do próprio paciente, já que são consideradas fornecedoras de células tronco para uso em outros tecidos do corpo, sendo inclusive armazenadas e estocadas por congelamento para uso no futuro.

A CIRURGIA

• Utiliza-se tanto a anestesia localizada como a anestesia geral.
• A cirurgia pode durar de 2 a 4 horas.
• Sem necessidade de internação longa, somente repouso por pouco tempo.

CICATRIZAÇÃO

Cicatrização rápida e sem grandes complicações.

RESULTADOS ESPERADOS

O pós-operatório é bem simples, pois tem poucos pontos de sutura, somente nos locais onde foi injetada. Isto para evitar perda de gordura por extravasamento e o paciente já sai do consultório com o resultado desejado, apenas um pouco inchado. Em poucos dias os resultados já serão visíveis.

RISCOS

O risco mais comum, porém muito raro, deste procedimento cirúrgico é infecção. Outras complicações são menos frequentes, como reabsorção parcial da gordura pelo corpo e problemas relacionados com a anestesia.

CUIDADOS NO PRÉ-OPERATÓRIO:

• Comunicar qualquer alteração de saúde até dois dias antes da cirurgia.
• Evitar tomar aspirina, fórmulas para emagrecimento e medicamentos naturais, pelo menos 15 a 30 dias antes da cirurgia, pois podem aumentar o sangramento durante o ato operatório.
• Parar de fumar pelo menos duas semanas antes e até duas semanas após a cirurgia.
• Realizar todos os exames requeridos pelo médico.
• Evitar medicamentos não recomendados pelo médico.

CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO:

• Seguir rigorosamente todas as recomendações médicas quanto à medicamentos.
• Evitar exposição ao sol, especialmente na área submetida a retirada ou enxertia de gordura.


Preencha e fale agora conosco no WhatsApp.

Estamos prontos para te atender.