Nos últimos anos, tomar a decisão de fazer uma cirurgia plástica tem se tornado cada vez mais comum. Milhares de brasileiros têm procurado médicos especialistas para corrigir suas imperfeições físicas, seja por questão de estética ou por necessidades relacionadas à saúde. Para se ter uma ideia, o Brasil é o segundo país com mais cirurgias plásticas realizadas no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Mas será que todos esses pacientes tomam as devidas precauções antes de se submeterem a uma intervenção que como todo procedimento cirúrgico é sujeita a riscos?
Atualmente, as informações sobre a cirurgia plástica estão disponíveis em diversos lugares. Porém, todo cuidado é pouco no momento de recorrer a este procedimento de correção estética. O importante é se cercar de profissionais competentes antes de tomar qualquer decisão. A falta de esclarecimento é uma inimiga das maiores, pois pode induzir o paciente e até mesmo o médico a algum erro que muitas vezes pode ser sem volta. Tenha em mente que escolhas e expectativas erradas irão determinar uma decisão ruim quanto à cirurgia. Não adianta esperar que a plástica resolva todas as suas insatisfações com o seu corpo, esteja preparada emocionalmente para todo o processo, e o mais importante de tudo: priorize sua saúde.
A seguir, alguns pontos essenciais que você deve saber antes de se decidir por uma cirurgia plástica:
Não há resposta certa para esta pergunta, refletir sobre a decisão é imprescindível, mas a escolha pela cirurgia depende das insatisfações e necessidades de cada um. O aconselhamento de um profissional especializado, obviamente, é fundamental – não é recomendável decidir-se por uma mudança física que você não precise e que pode pôr em risco a sua saúde sem o diálogo com um cirurgião plástico. Somente o médico poderá, em conjunto com o paciente, determinar a realização do procedimento.
Saiba que um profissional capacitado para este tipo de cirurgia deve ter seis anos no curso de medicina, mais dois de residência em cirurgia geral e ainda três anos de residência em cirurgia plástica. Informe-se o máximo que puder sobre o médico escolhido. O importante é pesquisar não apenas as referências como também as qualificações do médico. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br) disponibiliza um serviço para certificar o profissional como associado.
Já de acordo com o médico sobre a realização da cirurgia, siga todas as orientações do profissional tanto a respeito do pré como do pós-operatório. Certamente uma avaliação geral do seu estado de saúde será pedida. Dependendo da idade do paciente (recomenda-se que a idade mínima para a cirurgia plástica seja 16 anos) e do procedimento a ser realizado, os exames poderão ser mais específicos ou não. De qualquer maneira, faça todos os exames requisitados, informe todo o seu histórico hospitalar e mantenha-se saudável.
Depois de realizada a cirurgia, não tenha pressa para retornar às suas atividades cotidianas. Apesar de ser considerada uma cirurgia ambulatorial, na maioria dos casos, o que quer dizer que o paciente pode receber alta no mesmo dia do procedimento, deve-se ter um tempo médio de descanso e recuperação, que ocorre totalmente em pelo menos um mês, dependendo sempre do tipo de intervenção realizada e do estado geral de cada paciente.
Ter a exata noção das suas insatisfações físicas e controlar suas expectativas em relação ao resultado da cirurgia é essencial para avaliar todo o processo. Se você tiver em mente um modelo de beleza idealizado ou pretende ficar parecida com alguém, saiba que as possibilidades de decepção serão muito altas. Tudo dependerá do seu emocional, pois de uma forma geral, a plástica não lhe garante beleza ou perfeição, ela serve somente para ajustar o que lhe deixa incomodado na sua aparência física.
Estamos prontos para te atender.