LIPOASPIRAÇÃO E LIPOESCULTURA

INDICAÇÃO

A Lipoaspiração é indicada para corrigir insatisfações relacionadas ao acumulo de gordura. São vários os nomes para essa cirurgia: lipo convencional, lipo tumescente, hidrolipo, porém todos esses nomes traduzem a mesma finalidade que é a de retirada de gordura.

Existem também técnicas que utilizam aparelhos específicos como: lipolaser, vibrolipo e lipo com ultrassom. A técnica utilizada em cada paciente irá depender de diversos fatores: função, recuperação, desconforto após a cirurgia, custos, etc.

A redução da quantidade de gordura e do peso irá variar de acordo com o volume corporal de cada paciente. Nesta cirurgia o importante não é a quantidade de quilos de gordura retirada do corpo e sim o resultado estético de proporção do resto do corpo com a área onde foi realizado o procedimento.

Já a Lipoescultura advém do somatório de dois conceitos, o de retirar a gordura excedente e o outro de modelar/esculpir o que fica no corpo, proporcionando assim um melhor perfil corporal.

Três itens são importantes na avaliação do resultado geral da lipoaspiração: qualidade da elasticidade da pele, quantidade de gordura e sua localização. Neste sentido é essencial que o paciente tenha condições previas para a realização da cirurgia, recomendando-se, inclusive, perda de peso através de atividade física e alimentação regrada caso o paciente esteja muito acima do seu peso.

CICATRIZAÇÃO

As cicatrizes que resultam dessa cirurgia são pequenas, o tamanho varia entre 5 a 8 milímetros e são localizadas em locais pouco visíveis. A evolução da cicatriz obedece a três períodos: o imediato, que vai até o 30º dia após o procedimento, e apresenta-se com aspecto excelente e pouco visível; o intermediário, que vai do 30º dia até o 12º mês, quando há o espessamento natural da cicatriz e mudança na sua tonalidade, passando de “vermelho” para o “marrom”, e depois clareando mais; e o período tardio, que vai do 12º ao 18º mês, quando a cicatriz ganha seu aspecto definitivo, com coloração mais clara.

RESULTADOS ESPERADOS

Não se pode ter pressa, os resultados definitivos desta cirurgia se dão de 6 a 9 meses depois de realizada. É preciso obedecer às orientações do médico, realizar as drenagens linfáticas e os exercícios orientados para modelagem para que se atinjam os resultados esperados gradativamente. Os resultados podem ser bastante naturais.

RISCOS

As complicações da lipo são raras, se realizada por profissionais competentes. O grau de risco não é maior nem menor que qualquer outro procedimento cirúrgico. Para que não haja qualquer dano a saúde do paciente há uma recomendação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em consenso com a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica, para que o total de gordura retirada do corpo não ultrapasse 5 a 7% do peso corporal.

A CIRURGIA

• Geralmente utiliza-se a anestesia peridural (localizada), sem a necessidade de entubação (anestesia geral).
• A cirurgia pode durar de 1 a 3 horas.
• A internação obedece ao período de até 24 horas.
• A retirada dos pontos pode ser feita entre o 4º e o 7º dia após a cirurgia.

CUIDADOS NO PRÉ-OPERATÓRIO:

• Comunicar-se com seu cirurgião plástico até 2 dias antes da cirurgia, em caso de gripe, período menstrual, indisposição, etc.
• Evitar tomar aspirina, fórmulas para emagrecimento e medicamentos naturais, pelo menos 15 a 30 dias antes da cirurgia, pois podem aumentar o sangramento durante o ato operatório.
• Parar de fumar pelo menos duas semanas antes e até duas semanas após a cirurgia.
• Realizar todos os exames requeridos pelo médico.
• Evitar medicamentos não recomendados pelo médico e isto inclui também os diuréticos.

CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO:

• Evitar esforços por 8 dias.
• Obedecer à prescrição médica.
• Iniciar drenagens linfáticas entre o 3º e 4º dias depois da cirurgia.
• Alimentação normal e balanceada.


Preencha e fale agora conosco no WhatsApp.

Estamos prontos para te atender.