INDICAÇÃO
A cirurgia de pálpebra é indicada para pessoas com flacidez de pele e rugas em volta dos olhos, ocasionada tanto por envelhecimento, quanto por exposição ao sol. Ela remove o excesso de pele flácida das pálpebras superiores e inferiores e ocasionais rugas nos cantos dos olhos, além de retirar gorduras em bolsas localizadas nas pálpebras superiores e inferiores.
CICATRIZAÇÃO
Por se a pele das pálpebras muito fina, a cicatrização inicial, após a cirurgia, pode apresentar inchaço, irritação, olhos secos ou hematomas e desconforto que podem ser controlados com medicamentos, compressas frias e pomada. Em compensação, após o período inicial, as cicatrizes ficam completamente disfarçadas nos sulcos da pele. Esse processo dura mais ou menos 3 meses.
RESULTADOS ESPERADOS
Os resultados aparecerão dentro de algumas semanas. Após 8 dias da cirurgia 25% do resultado pretendido já pode ser percebido, de 2 a 3 semanas essa porcentagem aumenta consideravelmente. A partir do 3º mês, os resultados já serão visíveis. Dentro de um ano, mais ou menos, tudo estará como almejado. Importante lembrar que a cirurgia de pálpebras corrige algumas falhas e defeitos causados ao longo do tempo, devido ao envelhecimento natural ou de exposição excessiva ao sol, portanto, para ajudar a manter os resultados da cirurgia recomenda-se cuidar bem da pele, com as proteções devidas.
A CIRURGIA
• Pode-se utilizar a anestesia localizada ou anestesia geral.
• A cirurgia pode durar de 01h30min a 2h.
• A internação obedece ao período de 4 a 8 horas (anestesia local) ou 24 horas (anestesia geral).
• A retirada dos pontos pode ser feita entre o 3º e o 5º dia após a cirurgia.
RISCOS
Os riscos variam e podem acontecer em maior ou menor grau: As complicações relativas a essa cirurgia são: ardor nos olhos por causa do ajustamento das pálpebras, secura nos olhos, arroxeados em volta deles, hematomas e edemas ao redor dos olhos, e infecção. Raramente acontece, mas é melhor está prevenido.
CUIDADOS NO PRÉ-OPERATÓRIO:
Comparecer ao local da cirurgia no horário previsto na sua guia de internação.
Comunicar qualquer anormalidade que possa lhe ocorrer, quanto ao seu estado geral até a véspera da internação.
Caso se interne no mesmo dia da cirurgia, venha em jejum.
Realizar todos os exames pedidos pelo menos 20 dias antes da cirurgia.
Não fazer maquiagem no dia da internação.
Trazer óculos escuros.
Evitar tomar aspirina, anticoncepcionais, hormônios de reposição, fórmulas para emagrecimento e medicamentos naturais, pelo menos 15 a 30 dias antes da cirurgia, pois podem aumentar o sangramento durante o ato cirúrgico.
CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO:
• Utilizar pomadas para aliviar o ardor.
• Usar colírios para umedecer os olhos quando estiverem muito secos.
• Utilizar antibióticos receitados pelo médico.
• Fazer drenagens linfáticas.
• Colocar compressas de gelo por 24h a 48h.