CORREÇÃO DE CICATRIZES

INDICAÇÃO

A cirurgia plástica para correção de cicatriz é indicada para todos aqueles pacientes que se sentem incomodados com marcas no corpo de diversas origens. Ela serve para melhorar a condição ou a aparência de uma cicatriz em qualquer parte do corpo. É uma cirurgia de caráter extremamente individual e em alguns casos deve ter acompanhamento psicológico. O tipo de cicatriz que o paciente tem irá determinar as técnicas adequadas que o cirurgião plástico irá usar para suavizá-la.

CICATRIZAÇÃO

A fase inicial de cicatrização pode apresentar inchaço localizado, descoloração ou desconforto e pode levar até 2 semanas. A cicatrização continuará por várias semanas, podendo chegar a meses.

RESULTADOS ESPERADOS

Os resultados finais da cirurgia de correção de cicatriz podem levar vários meses para se tornarem visíveis e, em alguns casos, pode levar um ano para a nova cicatriz amadurecer completamente. Não há garantia, entretanto, que os resultados serão exatamente como os almejados pelo paciente, pois em alguns casos novas cirurgias poderão ser necessárias. Tudo dependerá do tipo de cicatriz a ser corrigida e de cada paciente.

A CIRURGIA

A cirurgia vai depender do tipo de cicatriz para que se possa planejar a melhor técnica para corrigi-la. Consequentemente a anestesia também vai depender da avaliação da cicatriz, da sua extensão e do seu posicionamento, podendo ser realizada com anestesia local e sedação ou então anestesia geral. Normalmente o paciente é liberado poucas horas depois da realização do procedimento.

RISCOS

Os riscos são os mesmos de quase todas as cirurgias plásticas. Assim sendo, o paciente em conjunto com o seu médico deve avaliá-los com cuidado. Em geral a cirurgia para correção de cicatriz pode causar sangramento (hematoma), acúmulo de líquido (seroma), infecção, necrose (perda da vitalidade) da pele, dor, dormência ou demais alterações de sensibilidade da pele, etc.

CUIDADOS NO PRÉ-OPERATÓRIO:

• Fazer exames de laboratório ou avaliação médica.
• Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais, de acordo com a orientação médica.
• Parar de fumar bem antes da cirurgia.
• Evitar tomar aspirina, anticoncepcionais, hormônios de reposição, fórmulas para emagrecimento e medicamentos naturais, pelo menos 15 a 30 dias antes da cirurgia, pois podem aumentar o sangramento durante o ato operatório.

CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO:

• Seguir as recomendações de seu médico.
• Evitar a exposição ao sol.
• Não fazer força excessiva e nem movimentos bruscos logo após a cirurgia.


Preencha e fale agora conosco no WhatsApp.

Estamos prontos para te atender.